quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Estado de Santa Catarina

           A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Estado de Santa Catarina, foi comemorada em 21 à 28 de agosto, de acordo com a Lei Nº 15.954, de 07 de janeiro de 2013.

Retratar a temática da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, é refletir sobre as diferenças, como da inclusão social, do respeito a diversidade e da formação cidadã. Assim sendo, a escola se mobilizou com ações pertinentes ao tema, com o apoio da direção da escola, em conjunto com a equipe pedagógica e a colaboração efetiva do professor de educação física, desenvolveu-se uma campanha de conscientização referente as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Primeiramente, a equipe pedagógica confeccionou um mural, com o objetivo de informar a comunidade escolar sobre Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Estado de Santa Catarina, em seguida, dialogou com os professores e os alunos, com o propósito de familiarizar o assunto.

Num segundo momento, após a sessão cívica para cantar o hino na quarta-feira (26/08), tanto no período matutino, como vespertino, o assunto foi debatido com os alunos, o professor de educação física, Marcos Thomaz, com o auxílio dos demais professores, organizaram o desenvolvimento de atividades esportivas envolvendo os alunos, evidenciando situações vivenciadas pelas Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. Ou seja, na quadra do ginásio de esportes da escola, os alunos presenciaram, competiram, sentiram, se mobilizaram, como por exemplo: jogaram vôlei sentados, se locomoveram pela quadra com os olhos vendados e jogaram se apoiando em muleta, para que assim vivenciassem a dificuldade física enfrentada pelas Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Concluiu-se que mobilizar e conscientizar os educandos, para a questão da diversidade e da inclusão social das diferenças no ambiente escolar, faz parte do processo educativo da formação cidadã, embasada nos princípios de respeito e ética, pois, as atividades alusivas à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Estado de Santa Catarina, vem salientar que a escola é espaço de aprendizagens e convivências significativas.

Seguem as fotos das atividades.