segunda-feira, 2 de março de 2015

Início das atividades

O retorno das atividades na EEB Heriberto Hülse com a equipe docente, aconteceu entre os dias 4 a 6 de fevereiro, sendo oferecido estudo da Nova Proposta Curricular de Santa Catarina e do Professor On-line, além de orientações para o trabalho letivo de 2015.
 Para cada período dos encontros de estudo (manhã e tarde), foi desenvolvido no primeiro momento uma reflexão, a qual retratava temas como: educação, motivação em aprender, dicas para exercitar o cérebro... Então destaco aqui a reflexão "Doador de sangue, de Hubert Mollenkamp", que nos inspira a fazer a nossa parte, seja na família, no trabalho, no estudo, na comunidade, valores como a dedicação, a doação, o respeito, a amizade, entre tantos outros,  são essenciais para a construção de uma sociedade mais fraterna. Observe o texto abaixo.

Doador de Sangue

Um jovem de 20 anos, estatura alta, físico esbelto, com ótima saúde, foi convidado por um amigo enfermeiro a doar sangue. Sentiu medo e falou para si: "Um doador a menos não faz diferença".  E por isso evitou encontrar-se com o amigo, para não precisar inventar qualquer desculpa que pudesse justificar sua atitude de negação.
Algum tempo depois, na biblioteca da Universidade onde estudava, abriu um livro de Michel Quoist e leu por acaso:
Se a nota dissesse: Não é uma nota que faz uma música, não haveria sinfonia.
Se a  palavra dissesse: Não é uma palavra que pode fazer uma página, não haveria livro.
Se a pedra dissesse: Não é uma pedra que pode montar uma parede, não haveria casa.
Se a gota dissesse: Não é uma gota de água que pode fazer um rio, não haveria oceano.
Se o grão de trigo dissesse: Não é um grão de trigo que pode semear um campo, não haveria colheita. 
Se o homem dissesse: Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade, jamais haveria justiça e paz, dignidade e felicidade na Terra.
Depois dessa leitura o jovem ficou consciente de que doar sangue é também um ato de amor. Por isso procurou seu amigo enfermeiro, com o intuito de combinar dia e hora para doar sangue e, quem sabe, salvar a vida de alguém.