sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Comemoração do Halloween


Nos dias 30 e 31 de outubro, nossa escola esteve realizando atividades referentes ao Halloween. As comemorações nesta data fazem parte da cultura principalmente de países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
Marcelo Alves, professor da disciplina de Inglês, desenvolveu um trabalho educativo com os alunos, o qual retratou sobre a origem da data e significado, além de ornamentar juntamente com os alunos e com a professora Simone de Artes a escola com enfeites alusivos ao Halloween.
Houve também a montagem da “sala do medo”, sendo responsável pelo projeto os alunos da 3ª série do Ensino Médio matutino, que fizeram um túnel e organizaram um cenário escuro, iluminado por velas, com um som assustador, em que os visitantes deviam passar pelo túnel e eram surpreendidos por personagens caracterizados de bruxas e fantasmas, ao final do passeio na “sala do medo”, tudo apenas passava por uma aventura divertida.
A frase "gostosuras ou travessuras" é uma brincadeira infantil típica do Halloween, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta, gostosuras ou travessuras? Se as pessoas responderem "doce" essas mesmas pessoas dão doces às crianças, se disserem "travessura" as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida. Esta atividade é uma das principais tradições do Halloween.
E seguindo a tradição, os alunos dos sextos e sétimo ano vespertino, caracterizaram-se de personagens do Halloween e foram de casa em casa, das ruas próximas à escola, perguntando o famoso dizer: “Gostosuras ou travessuras?”, e, é claro, o que mais rendeu foram as gostosuras ou guloseimas. Parabéns ao professor Marcelo pela iniciativa e a todos os professores que colaboraram, de modo especial aos alunos. Veja a seguir as fotos da festividade comemorativa do Halloween.